Alimentos combatentes á doenças.

        Vinagre combate a Obesidade.

 Segundo os especialistas, duas colheres (sopa) de vinagre por dia são o suficiente para garantir todos esses benefícios. O ideal é consumi-lo nas refeições principais, na salada da entrada, como molho para as massas ou até acompanhando a sobremesa. “Quem preferir pode misturar uma colher (sopa) do vinagre em um copo de água e adoçar com uma colher (sopa) de mel. Puro ou diluído, o efeito é o mesmo”, diz Fernanda Granja. A receita funciona bem em substituição ao suco que acompanha as refeições. Só não vale exagerar! A dose diária do líquido deve ficar mesmo entre duas e três colheres (sopa), para evitar danos ao estômago, como azia e queimação. Quem tem gastrite ou úlcera deve evitar o consumo.

 
                                                                                                     
Açafrão combate o Câncer e velhice.
 
 Em um estudo recente, publicado em 2012, pesquisadores da
School
of Medicine, Saint Louis University-USA, atribuem à “curcumina” a ação de inibir os produtos finais da glicação, os AGEs (Advanced Glycation End-products).
 Entenda melhor: a glicação ocorre em nosso organismo, quando uma molécula de glicose (açúcar) em excesso por aumento de ingestão, adere-se a uma molécula de proteína, formando um composto muito mais nocivo do que a simples elevação da glicemia: os AGEs.
 A formação de AGEs ocorre vagarosamente sob condições fisiológicas, e afeta predominantemente moléculas de meia-vida longa, como o colágeno, exercendo importante função no processo de envelhecimento. No entanto, sob condições de hiperglicemia ou estresse oxidativo, a geração de AGEs aumenta intensamente. Os portadores de diabetes apresentam concentrações séricas de AGEs significativamente mais altas que os indivíduos não-diabéticos.
 Os AGEs são capazes demodificar as propriedades químicas e funcionais das mais diversas estruturas biológicas. Por meio da geração de radicais livres, da formação de ligações cruzadas com proteínas ou de interações com receptores celulares, os AGEs promovem, respectivamente, estresse oxidativo, alterações morfofuncionais e aumento da expressão de mediadores inflamatórios. Além disso, já é bem evidenciado na literatura a contribuição dos AGEs para o desenvolvimento e a progressão das complicações diabéticas.
 O estudo americano afirma que a curcumina é capaz de reduzir a expressão dos genes hepáticos que produzem AGES, pois eleva receptores ativados por proliferadores de peroxissomas (PPARs)que são receptores nucleares que regulam a homeostase da glicose, o metabolismo de lipídeos e a inflamação.
 A curcumina também atua reduzindo o estresse oxidativo, gerando um aumento da atividade de glutamato-cisteina que atua na síntese de glutationa, uma potente enzima antioxidante.
 Esses mesmos pesquisadores, em um estudo inicial em 2011 avaliaram os efeitos da curcumina em pacientes hiperglicêmicos e portadores de esteatose hepática não alcoólica, e os resultados foram muito positivos.

 

 Canela combate a Diabete.
 
  A canela, já conhecida por todas as suas propriedades para a saúde, é também eficaz contra a diabetes.
  Aromática e exótica, a canela, conhecida pelas suas propriedades antialérgicas, antidiarreicas e ação benéfica no tratamento de úlceras, pode ajudar também a travar a diabetes. Um estudo da Universidade da Malásia, divulgado pela Agência Lusa, indica que o extrato da canela reproduz a ação da insulina nas células, hormona que é responsável pelo controle da taxa de açúcar no sangue.
  Não podemos esquecer a pratica de exercícios físicos que é indispensável para qualquer tipo de dieta ou tratamento para combater doenças.
 

Comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 | Cartaz popular | Por Templates para VOCÊ - Todos os Direitos Reservados