O interesse em cargos públicos.

  Há 40 anos, no Brasil o mercado de trabalho era mais abrangente, ou seja, tinha muitas vagas para qualquer profissão, e não exigia-se tanta qualificação como exige-se hoje.
  Nesta época o país estava em processo de desenvolvimento industrial e geográfico. Brasília era o pólo geográfico que estava no plano de metas do presidente JK em construir a nova capital, que acabou gerando portas para povos de outros estados á trabalharem na construção. E também tínhamos São Paulo, onde tinha grande número de indústrias e era pólo econômico do país, que atraía imigrantes de toda parte.
  Os jovens e trabalhadores desta época não se preocupavam tanto com o salário e efetividade de seus empregos, pois no setor privado ou público, até mesmo no setor informal os salários eram os mesmos. As pessoas que ingressaram na carreira pública desde desta época hoje está muito bem, pois o salário de funcionários público obteve vários reajustes.
   Já dos anos 80 pra cá, para ingressar em cargo público, era preciso passar por provas escritas e físicas, mas como não tinha muitos candidatos interessados, os primeiros que estavam presentes no dia da prova eram classificados. já hoje o número de interessados multiplicou.
   Nem por isso, a efetividade do setor privado é descartável, dependendo do tempo e da qualificação do empregado, pode ser até melhor que o setor público. Mas a busca de um cargo público no Brasil virou cultura, não só em questão de salário nem de direito, mas por questões de planos e estabilidade na vida.






    
  

Comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 | Cartaz popular | Por Templates para VOCÊ - Todos os Direitos Reservados