Democracia e realidade.

     Para começar, não irei falar da crise e sim de um processo histórico político no país. O que temos hoje, é o resultado de uma pequena elite que domina o grupo social desde os primórdios no estado democrático.
     Nosso país já passou por diversas reformas, mas a da democracia foi a que mais controlou os direitos sociais. Tudo é formado pela base da democracia. Mas alguém se candidata e é eleito e vai decidir e executar a vontade da maioria. Sim isso é democracia, mas um detalhe; o eleito tem poder de decidir, ou seja, será que a vontade do povo coincide com os seus desejos e realidade na sua mesa?
     No Brasil, isso é muito comum. Do mesmo jeito que a sociedade se institucionaliza os representantes do povo que é a elite, também se socializa, ou seja, adquiri atributos.
     De fato, a sociedade se constitui de forma desigual, perante a cultura, poder econômico e acesso. Mas pelo direito, somos todos iguais, porque estamos num estado democrático.
     Todo grupo precisa de governante e os governantes é a minoria que vai representar a maioria. E quem forma essa estrutura são os próprios cidadãos, pois eles vivem subordinados á elite. As pessoas que tem interesse em comum, como empresários, buscam instrumentos para participar de forma ativa da política, porém pela democracia.
      Cargo público é cargo de confiança, "fulano confia mais em ciclano porque é mais próximo e é de confiança", e essa minoria que é a elite vai ser sempre a minoria que vai governar, solidariamente e arbitrariamente. Só muda quando alguém da representação do povo sobe, ou seja, alguém da demanda queira representar algum direito do povo e se filia á algum partido e depois de muitas barreiras consegue ser eleito, mas quando eleito acontecerá o mesmo processo de títulos de poder.



Comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 | Cartaz popular | Por Templates para VOCÊ - Todos os Direitos Reservados