Reformas do Estado Brasileiro.

    No começo do século XX deu - se inicio a tentativa de criar um estado novo. O primeiro indicador pode ter sido a liberdade dos escravos, mas como eles não tinham estrutura preferiam permanecer nas fazendas nas condições de seus patrões. Logo depois a primeira constituição garantia que cada estado tinha sua própria autonomia, ou seja, dividido em províncias e o poder começava a descentralizar para dar início a nova republica.
     Não é segredo que uma das primeiras instituições, foi o exercito e dele surgiu uma geração nos cargos públicos de pai para filho, mas quando Getúlio chegou ele começou a política desenvolvimentista e fazia acordos trabalhistas com o apoio da elite. De um lado era como o pai dos pobres e do outro tentava conservar o poder ditatorial com os militares. 
   Em todas as regiões do país tinha uma família que era responsável pelas contas públicas, que herdaram do tenentismo, que na época tinha poder de polícia nos territórios. Após a invenção do Estado de Direito esse poder dos coronéis ficou mais difícil.
     Para continuar suas políticas desenvolvimentista, Vargas criou o DASP (departamento de Administração e serviço público). Mas desde então essa política desenvolvimentista vinha caminhando junto aos interesses da Elite.
     Então o Estado Brasileiro estava se transformando na  base do direito com a burocratização. De 1930 á 1964 houve a tentativa dos militares centralizar o poder e durante esse tempo se formou o Estado novo e a sindicalização dos trabalhadores e o crescimento da industria de café.
     O Regime ditatorial não era suficiente para controlar o estado, ou seja, não estava dando certo no estado novo. Foi preciso adquirir ferramentas empresariais para alocar o gerenciamento da sociedade, até que em 79 criou-se a reforma neoliberal que planeja e executa as políticas sociais de um estado máquina. Daí em diante surgiu a necessidade de um estado democrático em 1988, a demanda social era alta e os direitos eram limitados. 
     Mais tarde, houve mais duas reformas; á de 1995 do plano real e a de 1998. Estamos passando por um momento difícil no país, será que outra reforma está prestes a acontecer? já se passaram vinte anos de mesmas políticas de desenvolvimento social e econômico. Aliás algumas nunca se viu na administração do país após 2002, mas hoje ela se encontra como há 20 anos atrás. 


Comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 | Cartaz popular | Por Templates para VOCÊ - Todos os Direitos Reservados