Cotas: Inclusão social ou reparação aos negros?

  Quando fala-se em cotas, temos que analisar o conceito e o objetivo. Não se pode considerar apenas uma chance para os negros ingressarem em universidade. Realmente deve-se olhar para a situação do povo brasileiro e perceber que há dificuldade para as famílias negras e baixas rendas.
  Os "estudantes" acham que as cotas comprometerá suas vagas, ou seja, uma universidade que tem cotas para negros já tomaria maior parte das vagas, mas não só os negros, inclui também estudantes brancos de baixa renda.
  Não é mérito estudar em um país que a maior parte é a menos favorecida. As escolas públicas não alcançam o ápice das particulares, e realmente quando o estudante da rede pública ingressar numa universidade não terá o mesmo desempenho, mas se não for desse modo ele não ingressará.
  A questão pode ser um reparo por um dano causado aos negros? Sim, até pode, pois a sociedade brasileira por mais que não declare ainda é racista. Até com as lei inafiançável o racismo persiste.
  Tratando-se de cotas, se não fosse por política de ação afirmativa, nem os negros nem os pobres teriam chance de realizar suas graduações, pois o ensino público não garantiria sua vaga no vestibular, e entrando pela porta de trás é melhor do que não entrar.



Comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 | Cartaz popular | Por Templates para VOCÊ - Todos os Direitos Reservados