90% dos Homens apresentam estado inicial do Câncer de próstata.

 Será que no decorrer da vida, o homem com saúde totalmente 100%  pode se sentir imune ao câncer de próstata? Não, a partir dos 40 anos do total dos homens que realizam o exame 90% já estão no estado benigno da doença, segundo um estudo da America câncer Society.
 Os maiores obstáculos são a falta de informação da população, com crenças antigas e negativas sobre o câncer e seu prognóstico; o preconceito contra o câncer e o exame preventivo, como o toque retal; a falta de um exame específico e sensível para detectar em fase microscópica e a ausência de rotinas abrangentes programadas no serviço de saúde públicas e privadas que favorece a detecção do câncer, inclusive o da próstata. A maioria dos homens resiste ao exame por mero preconceito cultural, mas os que já realizaram o toque aceitam repeti-lo sem restrição.
 O problema talvez não seja cultural ou psicológico, mas apenas o medo infundado de possível dor. O sofrimento do homem portador de Câncer de Próstata afeta seu bem-estar físico e emocional, assim como a qualidade de vida. Para um adequado tratamento profissional, inclusive quanto à aceitação da doença e como lidar com os sentimentos que surgem neste momento, é importante o diagnóstico médico associado ao exame psicodiagnóstico.
 Por ser um órgão que afeta a sensibilidade sexual masculina, a depressão e o sentimento de impotência estão presentes em todos os pacientes, mesmo naqueles em que a impotência possa ser temporária.
 Vários fatores interferem na adesão ao exame preventivo do Câncer de Próstata, tais como:constrangimento, desinformação, medo e preconceito em realizar os exames do toque retal e dosagem do PSA sanguíneo. Embora seja um assunto de relevada importância para saúde do homem, esta pesquisa mostra que, mesmo os indivíduos sabendo da necessidade e importância ainda se mostram resistentes à sua realização. É elevado o número de indivíduos com pouca informação e/ou até mesmo totalmente desinformados.
 A população precisa de maiores esclarecimentos quanto à importância da realização dos exames preventivos do toque retal e do PSA, onde a patologia será detectada na sua fase inicial, obtendo-se sucesso na prevenção e tratamento do Câncer de Próstata.


Comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 | Cartaz popular | Por Templates para VOCÊ - Todos os Direitos Reservados