Todos querem ter uma vida feliz e levar uma velhice tranquila, mais para isso o modo de vida na sociedade interfere nos bons hábitos, mas alguns fatos indicam sucesso para a população.
A queda combinada das taxas de fecundidade e mortalidade vem ocasionando uma mudança na estrutura etária, com a diminuição relativa da população mais jovens e o aumento proporcional dos idosos. Em 1980, a população brasileira dividia-se, igualmente, entre os que tinham acima ou abaixo de 20,2 anos. Em 2050, essa idade mediana será de exatos 40 anos.
Outra comparação importante foi que em 2000, 30% dos brasileiros tinha de zero a 14 anos, e os maiores de 65 representavam 5% da população. Em 2050 esses dois grupos etários se igualarão pois cada um deles representará 18% da população brasileira. Tais números revelam a importância cada vez maior das politicas publicas relativas á previdência, diante do crescente numero de indivíduos aposentados, em relação aqueles em atividade. também tornam-se cada vez mais importantes as políticas de saúde voltadas para a Terceira idade, pois em 2000 o Brasil tinha 1,8 milhão de pessoas com 80 anos ou mais, em 2050 esse contingente poderá ser de 13,7 milhões.
Deve-se entender que ser jovem é sempre saudável para a vida, tanto é que a população está valorizando muito o tratamento de estética e saúde, pois futuramente os jovens de hoje serão mais felizes.
Comentários:
Postar um comentário