Consciência negra: Parte da história do Brasil.

 Hoje, dia 20 de novembro dia da consciência negra, foi o dia da morte de Zumbi de Palmares. Neste dia há muitas apresentações e eventos em homenagem á consciência negra.
 No Brasil,  a primeira entrada de negros foi em 1500, para ser explorado pelos seus donos, sem direito á salário, liberdade, eram marcados com ferro quente pelos seus donos e castigados fisicamente. Mas uma parte da população era contra a escravização, e com o passar do tempo em 1871 surgiu a lei do ventre livre que libertou os filhos dos escravos da escravidão, em 1885 a lei dos sexagenários libertou os escravos com mais de 60 anos, e enfim até ser aprovada a lei áurea pela princesa Isabel.
 Depois de 1888 os negros estavam libertos e se espalharam pelo Brasil. E associando sua cultura afro com a religião brasileira católica, e assim a nação se tornou uma só. Mas, a questão é que a cultura negra no Brasil ainda é vista como africana, e isto faz os negros se sentirem excluídos na sociedade, porém, na contemporaneidade o Brasil está amparando os direitos dos afrodescendentes; incentivando a participação de todos e homogenizando a cultura da nação, não só pela consciência negra.

     Escravos na colheita do café, no ano de 1822 em Rio de Janeiro.

Comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 | Cartaz popular | Por Templates para VOCÊ - Todos os Direitos Reservados